Congresso Geriatria

Mineirão

mineiraoO Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, inaugurado em 1965, é o quinto maior estádio do Brasil, já tendo sediado cinco finais da Copa Libertadores, uma Copa Intercontinental e escolhido como uma das sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014. Em 2003, foi tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte.
Em junho de 2014, tornou-se primeiro estádio brasileiro e o segundo do mundo a conquistar a categoria máxima de certificação ambiental Leadership in Energy and Environmental Design, concedida pelo Green Building Council Institute.

O Mineirão ficou marcado como o palco da maior derrota da Seleção Brasileira de Futebol, uma goleada de 7 x 1 da Alemanha na semifinal da Copa do Mundo FIFA de 2014, que ficou conhecida como Mineiraço.

O estádio é parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer sob encomenda do prefeito Juscelino Kubitschek e construído entre 1942 e 1944. Em 17 de julho de 2016, o local passou a ser considerado um Patrimônio da Humanidade após reunião de membros da Unesco em Istambul, na Turquia.

Sediado no Mineirão, o MBF pretende expor, pesquisar e preservar artefatos materiais e imateriais do futebol brasileiro, propiciando aos seus visitantes uma imersão ao universo do futebol.

Aberto ao público em 2013, o Museu Brasileiro do Futebol (MBF) se apresentou como uma nova opção de cultura, entretenimento e lazer em Belo Horizonte.

O visitante fará uma visita aos bastidores do Mineirão. O turista ou apaixonado por futebol conhecerá áreas restritas, que são utilizadas por jogadores e imprensa nos dias das partidas. Todos estes espaços que foram preparados durante a revitalização do Mineirão.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
O Museu Brasileiro do Futebol (MBF) e as visitas ao estádio não funcionam em feriados.
O MBF e as visitas ao estádio funcionam em horário diferenciado em dias de jogos e eventos.
As visitas poderão ser canceladas devido a eventos que possam ocorrer no estádio em até 24h antes da visita.
Grupos acima de 10 pessoas deverão fazer agendamento prévio pelo telefone (31) 3499-4312/4304 ou pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
As visitas ao Estádio acontecem apenas com acompanhamento de educador do Museu Brasileiro do Futebol e estão sujeitas à disponibilidade de ingressos.
Cada visita ao Estádio tem capacidade máxima de 40 pessoas.
A bilheteria comercializa ingressos apenas para visitação no dia vigente. Vendas de ingressos apenas em dinheiro.

Fontes: Wikipedia / estadiomineirao.com.br